O gráfico abaixo mostra a tendencia de consumo dos países em função do poder aquisitivo da população. Sobre esta situação podemos afirmar:

Figura 1. Padrões de consumo.



Fonte: FAO (2006).






O mundo atravessa um período de aumento expressivo do consumo de alimentos, impulsionado pelo aumento da renda das famílias dos países em desenvolvimento e pela acelerada urbanização em países como China e Índia. Pelo gráfico acima temos que a China e a India, tem aumentado seu consumo de alimentos de alta tecnologia como os dietéticos e os funcionais.




Pelo gráfico acima temos que países de renda per capita baixa, como a África, são grandes consumidores de alimentos de alta tecnologia como os dietéticos e os funcionais.




O aumento da renda das famílias leva ao consumo de alimentos mais elaborados, que exigem uma maior quantidade de matérias primas para serem produzidos, conforme mostra o gráfico com os exemplos dos EEUU Japão e Europa.






O aumento da renda per capita também levará a um aumento da demanda por produtos in natura, como mostra o gráfico com os exemplos de consumo de grãos, tubérculos, arroz e feijão.








Pelo gráfico acima temos que países de renda per capita alta, como a EUA, são grandes consumidores de alimentos de alta tecnologia como os grãos, arroz, feijão e tubérculos

Resposta :

Outras perguntas