Fisiocracia é uma escola de pensamento que foi fundada pelo francês Francois Quesnay (1694 - 1774), que era médico na corte de Luis XV. Em suma, o termo é uma denominação de economia da natureza: fisio + kratia. A fisiocracia é a primeira escola de economia científica, sofre influência do iluminismo e se opõe ao mercantilismo. O pensamento fisiocrata impõe que a agricultura é o verdadeiro modo de gerar riqueza, possibilitando maior margem de lucro mesmo com pouco investimento. Também sobre a atividade agrícola recaem todos os impostos, do qual estão isentos os demais integrantes da sociedade. Sobre esta escola econômica:

A) Desenvolveu a explicação da alocação dos recursos com o auxílio da análise marginal e ofereceu argumentos para o entendimento da formação dos preços dos fatores de produção e dos bens econômicos finais. O homem econômico é racional, isto é, suas ações são intencionais e sistemáticas, é calculador e está empenhado em comparar seus gastos marginais com seus respectivos benefícios.


B) Se opôs aos processos analíticos clássicos, bem como às suas conclusões, e criticou Malthus com base nos diversos estágios e modos de produção. Sua análise considera o significado da dinâmica interna do processo histórico e as suas leis econômicas peculiares. Alterou a análise de valor e introduziu os conceitos de mais valia, capital variável, capital constante, exército de reserva.


C) Constituiu-se em um movimento de reação contra os males do liberalismo, principalmente pela consideração do trabalho como uma
mercadoria e, portanto, sujeito às leis do mercado. Pretendiam substituir a ordem social baseada na liberdade individual, na propriedade privada e na liberdade contratual por uma outra ordem, fundamentada na propriedade coletivizada dos meios de produção.


D) As leis naturais da vida econômica têm como princípio regulador a livre concorrência exercida pelos agentes econômicos. Concorrência que leva à divisão do trabalho, alavancando a produção, enquanto a natureza seria o fator originário.

E) Tratava-se de uma doutrina da ordem natural – o universo era regido por leis naturais, imutáveis e universais desejadas pela providência divina para a felicidade dos homens.

Resposta :

Outras perguntas