Conhecer o processo para implantação de uma obra, compreendendo a concepção dos projetos arquitetônico e complementares e sua aprovação nos órgãos responsáveis para liberação do alvará de obras é fundamental para o início da obra efetivamente. O canteiro de obras, segundo a ABNT NBR 12284:1991 - Área de vivência em canteiros de obras, é definido como um conjunto de áreas destinadas à execução e apoio dos trabalhos da indústria da construção, dividindo-se em áreas operacionais e áreas de vivência.
Com relação ao canteiro de obras, avalie as afirmações a seguir.



I. As áreas operacionais e de vivência variam conforme o tipo de obra, podendo conter vestiários, refeitórios e ambulatórios, assim como central de concretos, sala de reuniões e depósito de materiais, dimensionados de acordo com cada atividade.



II. Para a determinação das ameaças e dos riscos presentes no canteiro de obras, tanto em áreas operacionais quanto em áreas de vivência, devem-se analisar as atividades que serão realizadas, os materiais a serem manuseados, assim como máquinas, equipamentos e ferramentas.



III. O canteiro deve ser implantado em local onde permaneça o menor tempo possível, dada sua condição de construção temporária, e não deve causar transtorno às unidades definitivas, sendo realocado caso seja necessário.



É correto apenas o que se afirma em:

1. Apenas II


2. II e III


3. Apenas I


4. Apenas III


5. I e II

Resposta :

Outras perguntas