SEGUNDO KUNSCH (2003), A COMUNICAÇÃO INTERNA DEVE PROMOVER A LIBERDADE E A ABERTURA COMUNICACIONAL, ALÉM DE PROPORCIONAR UM AMBIENTE DE TRABALHO QUE POSSIBILITE A INTEGRAÇÃO ENTRE FUNCIONÁRIOS E SETORES, JUSTAMENTE PORQUE O FUNCIONÁRIO É UM DOS PORTA-VOZES DA ORGANIZAÇÃO E INFLUI DIRETAMENTE NA IMAGEM E CONCEITO DA EMPRESA. DESSA MANEIRA, PODEMOS DIZER, CONFORME TORQUATO (2002), QUE A MISSÃO BÁSICA DA COMUNICAÇÃO INTERNA É CRIAR E MANTER UM CLIMA FAVORÁVEL À REALIZAÇÃO DAS METAS ESTRATÉGICAS DA INSTITUIÇÃO, AO CRESCIMENTO DE SUAS ATIVIDADES, SERVIÇOS E LINHAS DE PRODUTOS. PARA CUMPRIR ESSA MISSÃO, É NECESSÁRIO PRIMEIRAMENTE ESTIMULAR O PÚBLICO INTERNO POR MEIO DE MECANISMOS E FERRAMENTAS DE INFORMAÇÃO, PERSUASÃO E ENVOLVIMENTO. SOBRE O ASSUNTO, JULGUE AS AFIRMATIVAS.

I.GERALMENTE O PÚBLICO INTERNO BUSCA COLABORAR COM A EMPRESA, MAS MUITAS VEZES FALTAM INCENTIVOS DE PARTICIPAÇÃO; DESSA FORMA, OS EMPREGADOS NÃO SE ENVOLVEM E NÃO RECONHECEM SUA IMPORTÂNCIA PARA A ORGANIZAÇÃO, O QUE GERA DESMOTIVAÇÃO E DESCOMPROMETIMENTO, TRANSFORMANDO OS FUNCIONÁRIOS EM UMA PODEROSA FORÇA NEGATIVA.

II. NÃO HÁ UM CANAL DE COMUNICAÇÃO QUE ATINJA TODOS OS PÚBLICOS DE INTERESSE, SENDO NECESSÁRIO SEGMENTAR A COMUNICAÇÃO, TRABALHANDO COM VEÍCULOS DIRIGIDOS E MENSAGENS APROPRIADAS PARA EFETIVAR O PROCESSO E IMPEDIR A PERDA DE CONFIABILIDADE. PODE-SE TAMBÉM UTILIZAR DIVERSOS CANAIS, POIS, POR EXEMPLO, UM ÚNICO JORNAL INTERNO PODE NÃO ATENDER ÀS EXPECTATIVAS DE TODOS OS GRUPOS.


III . PARA ATENDER ÀS DEMANDAS DIFERENCIADAS, EXISTE UMA INFINIDADE DE CANAIS DE COMUNICAÇÃO INTERNA, DENTRE OS QUAIS SE DESTACAM: JORNAIS E REVISTAS, BOLETINS, FOLHETOS, COMUNICADOS, QUADRO DE AVISOS E MURAIS, REUNIÕES, ENCONTROS, CONVERSAS INDIVIDUAIS, PROGRAMAS DE PROMOÇÃO, ENTRE OUTROS.

IV. AS PUBLICAÇÕES INTERNAS PODEM TRAZER MENSAGENS PROVENIENTES DO PRÓPRIO CORPO FUNCIONAL, COMO TAMBÉM APRESENTAR ASSUNTOS VARIADOS E INTERESSANTES PARA ATRAIR A ATENÇÃO DO LEITOR. É ESSENCIAL QUE OS VEÍCULOS ESTEJAM ADEQUADOS ÀS EXPECTATIVAS DOS DIFERENTES GRUPOS.

V. PARA SELECIONAR OS CANAIS E AS LINGUAGENS MAIS ADEQUADOS, É FUNDAMENTAL ESTUDAR O PÚBLICO POR MEIO DE PESQUISAS E AUDITORIAS QUE LEVANTARÃO A CULTURA DA ORGANIZAÇÃO E OS PONTOS FORTES E FRACOS, PROPORCIONANDO UM AMPLO CONHECIMENTO DO NEGÓCIO A FIM DE EMBASAR O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E A EXECUÇÃO DA COMUNICAÇÃO. DAÍ A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERNA E DO ENVOLVIMENTO DOS PÚBLICOS, CASO CONTRÁRIO OS OBJETIVOS, A MISSÃO, A VISÃO E OS VALORES DA EMPRESA NUNCA SAIRÃO DO PAPEL.

Resposta :

Outras perguntas