Resposta :

O conhecimento advindo da psicologia é de grande importância para as ações que norteiam o processo educativo. Isso porque, a psicologia irá ter como principal objeto de análise o ser humano. E por tem um objeto tão dinâmico (o ser humano), as teorias psicológicas abordaram várias vertentes inerentes à natureza humana. A psicologia do desenvolvimento, por exemplo, evidencia as etapas/fases biológicas universais a todo ser humano, e como no decorrer dessas fases, o ambiente interage com as transformações físicas.Nesse contexto, pode-se afirmar que as complexas interações biológicas, psicológicas e culturais são imprescindíveis para compreender as várias facetas da condição humana. Por oferecer os subsídios necessários para esse entendimento, a psicologia se relaciona dialeticamente com a educação, tendo em vista, que o homem objeto desta ciência e o mesmo da educação, entretanto, em outra vertente de análise – a do sujeito em aprendizagem. 

Resposta:É importante para construir uma prática pedagógica que possa garantir a todas as crianças um processo de aprendizagem significativo...

Explicação: Compreender as etapas de desenvolvimento; que vão do nascimento até a fase adulta sendo que entre esse período estão a infância e  adolescência e que para cada fase existem padrões de comportamentos característicos.

Entender os métodos eficazes do ensino; Segundo a psicologia da educação existem técnicas e abordagens  que comprovadamente fazem toda diferença no processo de ensino aprendizagem.

Conhecer os estudantes e suas particularidades; É fundamental para o bom desenvolvimento uma vez que ele é o fator chave deste processo. É ai que entra a psicologia da educação que ajuda na compreensão geral do educando: em qual estágio ele se encontra em seu desenvolvimento intelectual físico emocional e social e quais  suas habilidades adquiridas ou inatas.

Outras perguntas