Resposta :

Olá!

O trabalho na Antiguidade era completamente diferente do trabalho atual, uma vez que não existiam direitos trabalhistas, e sim a escravidão, em que o individuo tinha que se submeter a condições sub-humanas, simplesmente para garantir a sua subsistência e sobrevivência.

Em contrapartida, atualmente o trabalho recebe a nomenclatura de emprego, em que os individuos são assegurados por leis trabalhistas, as quais os empregadores são obrigados a seguirem.

Na antiguidade o trabalho era concebido como natural, não havia grandes graus de divisão do trabalho, era manufatureiro e estava fortemente associado com uma ideia de hereditariedade.

Era natural na medida que emulava uma organização natural, o que se associava também com a ideia de hereditariedade: o filho do artesão se tornaria artesão, o do escravo, escravo e o do nobre, nobre.

A divisão do trabalho era simples e o sistema era de manufatura - ou seja, os produtos eram  "feitos à mão", com o auxílio de ferramentas. Era simples na medida que havia diferentes especialistas, com diferentes funções sociais, mas que eram responsáveis mais ou menos por todas as etapas de produção, e não apenas uma etapa, como no trabalho industrializado.

Na sociedade moderna, ao contrário, o trabalho é industrializado, há grandes graus de especialização - e, portanto, divisão do trabalho -, não é "transmitido" de pai para filho e se divide em diversos tipos distintos, havendo trabalho físico e intelectual.

Mais sobre a divisão do trabalho em:

https://brainly.com.br/tarefa/1908831

Ver imagem EduardoPLopes

Outras perguntas