O movimento Sofista, ou a Sofística, surgiu no momento em que Atenas vivia grandes transformações políticas. A democracia surgiu como uma forma de dividir o poder das antigas famílias que sustentavam a aristocracia. Com o fortalecimento dos ideiais democráticos, passa a ter uma importância cada vez maior a capacidade de argumentação, de defender em público suas opiniões e de persuadir os demais. Coube aos Sofistas a defesa dos ideais democráticos e a educação dos jovens criticando os poetas do passado cujos valores não eram adequados à vida na polis. Os sofistas mais famosos foram: Protágoras de Abdera, Górgias de Leontini e Isócrates de Atenas. 

 

Quem eram os SOFISTAS? 

 

  

Assinale a alternativa correta, de acordo com a web 3. 

Resposta :

Foram filósofos que se voltaram contra a filosofia pré socrática, que na visão deles eram contraditórias e repleta de erros. Um exemplo disso é a mudança exercida pelo movimento sofista que passou a permitir que todos tivessem direito a educação, e não somente os nobres.
Os sofistas deslocaram o centro do pensamento filosófico nascente que estava centrado na natureza (physis) para o ser humano (antropológico). Foram os primeiros filósofos que criaram o costume de cobrar pelas aulas ministradas e por isso foram acusados por Sócrates de serem mercenários. Ficaram marcados na história da filosofia como falsos filósofos por sustentarem que a verdade não existia de forma universal mas dependia do consenso. Essa visão negativa foi plantada sobretudo por Sócrates, Platão e Aristóteles. Hoje, no entanto, é possível perceber sua grande importância e contribuição na sistematização do ensino e na elaboração de algumas áreas do saber (como a gramática, a retórica e a dialética).

Outras perguntas