Resposta :

Patrística é o nome dado à filosofia cristã dos primeiros séculos, elaborada pelos Pais da Igreja e pelo escritores escolásticos, consiste na elaboração doutrinal das verdades de fé do Cristianismo e na sua defesa contra os ataques dos "pagãos" e contra as heresias.
Escolástica  é uma linha dentro da filosofia medieval, de acentos notadamente cristãos, surgida da necessidade de responder às exigências da fé, ensinada pela Igreja, considerada então como a guardiã dos valores espirituais e morais de toda a Cristandade.


A Patrística e a Escolástica são duas escolas diferentes e as duas escolas pertencem a filosofia medieval.

Vou separar as duas pra ficar mais fácil de entender:

• Patrística:

- O maior filósofo foi o Santo Agostinho

- A filosofia dele teve muita ligação com as ideias de Platão (Agostinho acreditava que o reino dos céus era o mundo inteligível de Platão, e o reino dos homens, o mundo sensível de Platão).

- Acreditava que a fé e a razão estão ligadas e devem permanecer lado a lado, porém, é preciso primeiramente crer (fé em 1° lugar), para só então entender (razão em 2° lugar).

• Escolástica:

- O principal foi São Tomás de Aquino

- Suas ideias tinham muita influência do primeiro motor de Aristóteles

- Para o São Tomás de Aquino, o mundo sensível (humano) é capaz, também, de gerar conhecimento para compreender a existência de Deus, e não apenas o mundo inteligível, como acreditava Santo Agostinho.

- A teoria Tomista (São Tomás de Aquino), de origem aristotélica, é dedutivo lógico. Ou seja, não é fruto da revelação, mas da razão.

Não esquece de curtir e me dar coração e melhor resposta, caso tenha gostado da resposta ♡

Espero ter ajudado :)

Outras perguntas