Julia16
Respondido

O chamado socialismo científico, formulado  por Marx e Engels no século XIX , propunha:

a) a superação do capitalismo pela ação revolucionária dos trabalhadores, aglutinados em torno da Internacional Socialista.

b) a redução do papel do Estado na economia para efetivar o controle direto pelo proletariado sobre os meios de produção.

c) a supressão de toda legislação trabalhista e social, tida como mecanismo de alienação e cooptação do proletariado.

d) a realização de sucessivas reformas na estrutura capitalista, possibilitando a gradativa implantação do comunismo 

Resposta :

a) a superação do capitalismo pela ação revolucionária dos trabalhadores, aglutinados em torno da Internacional Socialista.

Uma das frases marcantes de Marx foi, em sua Obra "O Manifesto Comunista" dizia que os operários não tinham nada a perder e por isso precisavam realizar uma revolução armada contra a burguesia.

A é verdadeira. Marx propunha um método político por meio do qual a classe oprimida (o proletariado) sobreporia a classe opressora (a burguesia) em um movimento histórico que, segundo Marx, havia se repetido diversas vezes, sendo a Internacional Socialista, os Partidos Comunistas e o socialismo científico as ferramentas da Revolução.

B é falsa, embora esta seja uma interpretação possível do que seria uma construção do comunismo durante o período da Revolução.

C é falsa. Os marxistas, embora não adotassem a perspectiva reformista, não eram inimigos das legislações trabalhistas, e sim seus apoiadores, vendo-as como importantes.

D é falsa, sendo esta interpretação do socialismo (que recebe o nome de Socialismo Fabiano) incompatível com a perspectiva revolucionária de Marx.

Mais sobre Marx em:

https://brainly.com.br/tarefa/16490085

Ver imagem EduardoPLopes

Outras perguntas