Resposta :

Olá, tudo bem?

A independência do Brasil não foi um movimento pacífico. Houve intensa guerra travada com Portugal, que não queria perder a sua colônia mais lucrativa. Nessa guerra, a participação de todas as camadas sociais brasileiras foi fundamental, indo desde a população geral enfrentando os soldados portugueses como estratégias desenvolvidas por mulheres, com coragem, como Maria Filipa e Joana Angélica.

Espero ter ajudado!

A participação do povo na independência do Brasil foi grande e essencial para a vitória nas Guerras de Independência do Brasil.

Desde 1821, quando a guerra começou após a Proclamação da Independência, houve o recrutamento de civis das mais diversas classes sociais no recém fundado Exército Brasileiro, juntamente com mercenários e portugueses apoiadores da causa.

Os combates mais ferrenhos aconteceram no nordeste brasileiro, sendo que o país não dividiu-se entre brasileiros e portugueses e sim entre apoiadores da independência e apoiadores do Reino Português. A guerra colocou brasileiros e portugueses de ambos os lados.

A participação do povo na independência do Brasil resultou na expulsão dos exércitos da coroa portuguesa, o que só ocorreu no ano de 1825

Saiba mais sobre a independência do Brasil:

https://brainly.com.br/tarefa/1167776

Abraços!

Ver imagem makmorales

Outras perguntas