Resposta :

Olá um dos principais objeitovos da previdencia é o seguinte
Garantir a renda de cidadãos impossibilitados de exercer o trabalho, através de auxílios por doença, acidente ou reclusão, pensão por morte ou motivo especial, salários maternidade e família e aposentadoria por idade, invalidez, tempo de contribuição e aposentadoria especial. Temos também a previdência Apesar de influenciar, de forma direta ou indireta, a vida de grande parte da população brasileira, a Previdência Social ainda é pouco conhecida. E são ainda menos conhecidos os seus impactos positivos para a sociedade brasileira. A Previdência Social faz parte da Seguridade Social. A Constituição de 1988 adotou esse termo para se referir a um conjunto de ações e serviços, de responsabilidade dos poderes públicos, que visa garantir à população bem-estar e justiça social. O sistema de Seguridade Social é formado por um tripé constituído pela saúde, assistência social e previdência social.
Vamos destacar aqui a Previdência Social. Ela é um seguro social, que, mediante contribuição, garante aos segurados várias formas de proteção, não só na velhice como no decorrer da vida quanto à incapacidade para o trabalho. Seus benefícios são concedidos e administrados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Apesar de padecer das mesmas dificuldades financeiras que afetam os sistemas previdenciários em todo mundo, a Previdência Social brasileira tem cumprido o seu papel social. No país com umas das piores distribuições de renda do planeta, a Previdência Social tem sido um instrumento efetivo de combate à pobreza e de garantia de renda às pessoas em idade avançada, resgatando a dignidade de milhões de brasileiros.
Além de contribuir de forma eficaz para a melhoria do bem estar social, a Previdência Social adquire uma inesperada importância econômica para a maioria dos municípios brasileiros, pelo efeito multiplicador dos recursos injetados na economia através do pagamento dos benefícios previdenciários.
O indivíduo, tendo sua própria empresa ou sendo profissional liberal ou avulso ou até mesmo funcionário, aconselho a todos, em todas as épocas da vida, dar importância prioritária às contribuições ao Instituto Nacional da Seguridade Social. São exatamente os benefícios da aposentadoria pelo INSS que têm salvado muitas famílias, tanto no presente quanto no futuro. O pagamento dos benefícios: aposentadoria, salário-maternidade, salário-família, auxílio-doença, auxílio-acidente e pensão por morte são todos de responsabilidade do INSS. Por isso a importância dessa contribuição. Ninguém sabe o dia de amanhã, por melhor situação econômica ou de saúde que esteja, o barco infelizmente pode virar e todos nós estamos sujeitos a isso. Por pior que sejam as condições presentes e os benefícios oferecidos, são imensamente melhores do que depender por completo da caridade. Recomendo, por essa mesma razão, que se contribua com o máximo possível, dentro das condições específicas de cada um, para não se perder o status de beneficiário do INSS. E não é somente quando a pessoa se aposenta que vale a pena ter contribuído, pois em caso de morte prematura do contribuinte, o companheiro sobrevivente ou os dependentes irão receber uma pensão que pode ser fundamental para a sobrevivência da família.
É quase certo que existirão ocasiões em sua vida em que a contribuição ao INSS pesará muitíssimo em seu orçamento mensal. Mesmo assim, tente manter em dia estas contribuições. Podemos lembrar que os benefícios do INSS são como um seguro de vida para os inúmeros imprevistos que poderão ocorrer. Não aceite opiniões de que o dinheiro pode ser mais bem empregado com alguma outra finalidade. Algum dia estará grato por não ter abandonado essas contribuições.
Outro fator importante para que se mantenha sempre contribuindo é o fato de que por determinados períodos, o Governo Federal, sempre propõe mudanças nas regras da previdência. Essas mudanças veem de tempos em tempos para se ajustar distorções do sistema. Todas as vezes que se mudam as regras podem ter perdas de direitos, mas normalmente sempre para aqueles que estão ingressando no mercado de trabalho e no sistema. Tem grandes chances que não mexam nos direitos já adquiridos.
Vamos contribuir o quanto antes. É importante não perder tempo, pois você e seus entes só têm a ganhar. rivada , mas que não é seu caso.

Outras perguntas