Resposta :

Extrativismo vegetal:


No Nordeste, há quatro paisagens naturais diferentes: o Meio-Norte, prolongamento da Amazônia; o Sertão, que corresponde à área mais seca; a Zona da Mata, que ocorre nos trechos mais úmidos no litoral e finalmente, o Agreste, transição entre os dois últimos.


Na Zona da Mata a cana-de-açúcar é a atividade dominante desde 1530, quando foi introduzida. O clima tropical e o solo massapé propícios favoreceram a implantação da cultura. Na região destacam-se também o fumo e o cacau no sul da Bahia, cultivado com sombreamento da bananeira.


A monocultura de fumo e soja, além da criação de caprinos e ovinos, estão entre as principais agropecuárias desenvolvidas no Agreste.


O Sertão é marcado pelo latifúndio e pela pecuária. Nas "Bocas do Sertão", ilhas úmidas, encontramos a subsistência. A atividade agrícola de mercado é o algodão. Ali se cultiva também cebola e vinha.


Na sub-região do Meio-Norte destacam-se o extrativismo vegetal (madeira, babaçu e carnaúba), a pecuária extensiva e as lavouras de algodão e arroz.


extrativismo mineral:


Gipsita, magnesita, xelita (tugstenio), sol gema, amianto, cobre, chumbo , cromo.


O nordeste é a principal região produtora de sal marinho.

Produção de petroleo ( reconcavo baiano) d gás natural

energia hidreletrica (usina de Paulo Afonso) no Rio São Francisco.


Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/180711#readmore

Outras perguntas