Há relação entre as manifestações recentes e as passadas, visto que a sociedade apresenta um novo contorno ? Quais são essas novas questões ?

Resposta :

Existe sim. A relação entre as manifestações recentes com a passada é pelo seguinte fato, melhoras no governo,ou seja, a grande maioria dos manifestantes era formada por pessoas insatisfeitas com os desmandos de quem estava no poder.O inimigo é, basicamente, o mesmo, só que em épocas diferentes. Se as leis antes permitiam prisões, violência e arbitrariedades, as de hoje não são obedecidas: a PM dá tiros com balas de borracha e surra manifestantes sem qualquer  responsabilidade constitucional.
Os “vinagreiros” são versões atualizadas daqueles contestadores.O “boca a boca” de antigamente, única forma possível de divulgar o evento, foi substituído pelas redes sociais; na rua, os iPads e smartphones permitiram a divulgação instantânea do que estava acontecendo; jovens tatuados com piercing,  vestidos com as mais diferentes versões de tendências e tipos, substituíram aqueles que, no máximo, ousavam usar calça jeans e cabelo comprido; as músicas e “gritos de guerra” evocam um descontentamento generalizado, que vai do aumento da passagem do transporte público à corrupção da Copa do Mundo e ao Marco Feliciano, enquanto no passado gritavam-se palavras de ordem contra o regime militar, a tortura, as prisões e as mortes ocorridas nos subterrâneos do poder.

Outras perguntas