1) Quais são as consequências sociais e Econômicas da redução da população jovem ?

2)E quais são as consequências do aumento da população idosa

Resposta :

1
A redução na população jovem significa a diminuição da População Economicamente Ativa(PEA): basicamente são os que trabalham. 

2
A população idosa normalmente não trabalha portanto, se houver aumento desta, haverá a diminuição da PEA, além do aumento do custo com a PREVIDÊNCIA SOCIAL(aposentadoria). Esse é um problema que muitos paises desenvolvidos tem passado e o Brasil também precisa se preparar.
1) nos países europeus, norte americanos e mesmo da América Latina, os casais estão tendo menos filhos. Esse fato sobrecarrega os sistemas de previdência social desses países, porque é o trabalho das pessoas jovens, com suas contribuições à previdência, que garantem o pagamento de pensões e aposentadorias para os idosos aposentados. Como consequência, muitos desses países tem tomado medidas antipopulares, como o aumento da idade necessária para que os trabalhadores se aposentem. Além disso, o aumento proporcional do número de idosos sobrecarrega os sistemas de saúde. 
 2) O crescimento da população idosa no Brasil, que atualmente representa cerca de 10,5% da população total, tem acarretado consequências importantes no setor da saúde. Tais taxas aumentam o desequilíbrio entre as faixas etárias, quando pessoas potencialmente dependentes passam a ser subsidiadas pelas pessoas potencialmente ativas.

Outras perguntas