Resposta :

Max Weber introduz o conceito de estratificação social, que é estabelecida conforme a distribuição de determinados valores sociais, como prestígio, educação, riqueza, entre outros, em determinada sociedade, seja em classes, estamentos ou partidos.            

Os estamentos são a esfera de honra e do prestígio social, não determinados apenas por fatores econômicos, desde que haja sentimento de pertença, a profissão de juiz por exemplo, é uma classe de prestígio.
 

As classes dizem respeito aos interesses econômicos das pessoas e o pertencimento do indivíduo é condicionado pela sua situação de classe, não necessariamente compartilhando o mesmo prestígio social. Tem, portanto, de existir a situação de patrimônio (ser proprietário ou não) e possibilidade (qualificação ou não), uma vez que as qualificações de um individuo podem faze-lo alcançar o dinheiro. A classe ocorre, portanto, através da mudança social ou através da sucessão de gerações.  

O terceiro componente é a dimensão política, dos partidos, condicionada pelo poder, ou seja, pela habilidade de uma pessoa exercer sua vontade sobre as outras. Os partidos, nesse contexto, são um conjunto de indivíduos que se organizam de forma voluntária de angariação, cuja finalidade é atingir poder com benefício de status e riqueza.  

Outras perguntas