De acordo com o senso comum, radical significa brusco, violento ou inflexível, extremado. Explique por que não é esse o sentido que se atribui a filosofia quando a consideramos uma reflexão radical.

Resposta :

Uma das definiões da palavra diz que é origem, ou seja, bucar uma determinada informação em sua raíz, quer dizer, onde se fundamentou, ir profundo desde seu início, indagar-se sobre a mesma até não conseguir-se especulações diante da tal, tendo como base a ideia inicial a mesma que repercutiu, a fim de encontrar soluções, ou até mesmo mais questionamentos diante da mesma. Radical, filosoficamente falando quer dizer a busca, o fundamento, suas raizes, um ponto que originou uma determinada informação, fato ou aconteciemnto.

Quando chamamos a filosofia de reflexão radical quer dizer que ela procura ser aprofundada e bem pensada.

O papel da filosofia

  • A filosofia é um pensamento que exige uso da racionalidade, dos preceitos lógicos, da faculdade racional e do constante questionamento acerca das coisas.

  • O filósofo é aquele que pensa, que reflete, que se depara com o novo e quer entendê-lo para mudar suas convicções da realidade. Se diferencia de senso comum e de opinião, como Platão dizia.

  • É uma ciência que depende da razão e, também, do modo de vida do sujeito. A filosofia radical vai ao âmago da palavra e tenta compreender o seu significado na essência.

Saiba mais sobre filosofia em: https://brainly.com.br/tarefa/24797725

#SPJ2

Ver imagem larissamagrani

Outras perguntas