Estou fazendo um trabalho sobre os impactos da petroquímica e estou com dificuldade para achar algo sobre os impactos econômicos. Alguém poderia me citar alguns ou indicar algum material de pesquisa por favor?

Resposta :

http://www.abq.org.br/rqi/2010/728/RQI-728-pagina29-Recentes-Impactos-da-Industria-Petroquimica.pdf
http://www.tbss.pro.br/arquivos/textos/enfoque006.pdf
http://www.onip.org.br/arquivos/impactos.pdf

Hoje o petróleo é uma das matérias-primas mais importantes da civilização moderna. É utilizado como fonte de energia e seus derivados são transformados em plástico, borracha sintética, tintas, corantes, adesivos, solventes, detergentes, explosivos, produtos farmacêuticos e de cosmética, entre outras muitas aplicações.Assim, o petróleo se tornou indispensável no cotidiano humano. Países como Estados Unidos e Japão enfrentariam grandes dificuldades caso houvesse algum problema no fornecimento de petróleo, dada sua dependência em relação a esta matéria-prima, que já se sabe vai se esgotar um dia. Por isso, não é difícil entender por que a posse das áreas de extração de petróleo é tão cobiçada por diversas nações.
A economia brasileira cresceu 2,3% em 2005, atingindo o valor de R$ 1.937,6 trilhão, este seria um dos impactos no Brasil
Na década de 1970 descobriu-se que o petróleo é um recurso natural não renovável. Estima-se que em 70 anos o produto se esgote. Tal descoberta fez o preço do produto se alterar, fazendo-o triplicar no final de 1977. A OPEP já vinha diminuindo a oferta de petróleo desde sua criação para alcançar os objetivos que tinha traçado e por causa disso uma série de conflitos ocorreram com os países árabes integrantes da OPEP. Os conflitos foram: a Guerra dos Seis Dias, em 1967; a Guerra do Yom Kipur, em 1973; a Revolução Islâmica no Irã, em 1979 e a Guerra do Irã-Iraque, a partir de 1980.Em apenas cinco meses, entre outubro de 1973 e março de 1974, o preço do petróleo aumentou 400%, causando reflexos poderosos nos Estados Unidos e na Europa e desestabilizando a economia por todo o mundo. 

Outras perguntas