Resposta :

Acredito que você se refere ao período ao final da Idade Média, com a formação dos estados nacionais (Portugal, Espanha, França etc.).

 

Para entender isso é preciso saber que na época medieval as cidades se localizavam no domínio dos feudos, estando sobre a vontade dos senhores feudais, que determinavam os impostos, quem poderia comercializar produtos, os tipos de medidas, quais moedas seriam válidas e assim por diante.

 

Como pode imaginar isso criava uma série de problema, pois em cada cidade era um conjunto de coisas tão diferentes que dificulta o comércio.

 

Desse modo, os comerciantes ou burgueses estimularam o fortalecimento dos reis, de modo a enfraquecer o poder dos senhores feudais e criar uma moeda única para todas as cidades de cada país.

 

Portanto, os mais favorecidos com a criação das moedas únicas foram os burgueses ou comerciantes, pois puderam vender mais livremente, unificaram os impostos, o poder, bem como conseguiram o apoio necessário para empreendimentos maiores, tais como as grandes navegações que levaram à invasão da América.

Outras perguntas