Resposta :

1 - O pensamento moderno se baseia, sobretudo, no emprego da razão e do método experimental, rejeitando as concepções falaciosas da Idade Medieval, que defendia que argumentos de autoridade serviam como justificativas para a verdade e que os livros sagrados, como a Bíblia, deveriam ser interpretados como descrições corretas da realidade natural.

2 - Galileu contribuiu para a ciência moderna em três campos diferentes: foi matemático, físico e astrônomo. Na astronomia introduziu o uso do telescópio (inventado por Hans Lippershey) e "descobriu" a Via Láctea (com uma coleção de constelações) e as luas de Júpiter, reforçando a ideia do modelo heliocêntrico(que havia sido proposto por Copérnico) em detrimento do modelo geocêntrico, o que acabou revolucionando a astronomia moderna.

3 - O método experimental tem algumas fases essenciais. A primeira é a fase de formulação de um problema teórico, para o qual se procurará uma solução experimental. A segunda é a experimentação, quando as variáveis são identificadas, testadas, manipuladas e, se resistirem aos testes que buscam desaprová-las, aceitas como temporariamente verdadeiras.

A terceira fase é a observação dos experimentos e o registro dos dados, que podem ser usados posteriormente pelo mesmo pesquisador ou ainda por um outro. A quarta e última é a conclusão e a generalização dos resultados, criando uma nova hipótese que deverá ser aceita como válida até que surjam provas em contrário.


Outras perguntas