Existem muitas teorias a respeito da origem do alfabeto. Entre elas, a teoria egípcia; a teoria cuneiforme; a teoria de Creta; a teoria Chipre-minóica; a teoria hitita; a teoria sinaítica; a teoria da 12ª dinastia como uma maneira de escrever nomes estrangeiros e a teoria pseudo-hieroglífica. Cada uma, com suas particulares e bases arqueológicas-históricas. Assim, na disciplina das línguas bíblicas, evidenciou-se que para adentrar no estudo dos textos bíblicos, além do conhecimento das línguas bíblicas, é necessário o conhecimento dos sistemas, procedimentos e meios técnicos que se utilizavam para a escrita na antiguidade oriental e greco-latina, bem como seu desenvolvimento ao longo da históriaFonte: adaptado de: AZEVEDO, J. The Origin and Transmission of the Alphabet. Berrien Springs, MI: Andrews University, 1994.Considerando a origem do alfabeto no mundo antigo, analise as afirmativas sobre como, de modo geral, a evolução das línguas se deu:I. Mesopotâmia: a escrita cuneiforme. O sistema mais antigo de escrita, inventado provavelmente na Mesopotâmia depois de 3500 a.C., foi um sistema pictográfico (desenhos e símbolos).
II. O Egito: a escrita hieroglífica. A escrita hieroglífica surgiu no Egito ao final do terceiro milênio a.C. Emprestaram dos Sumérios/Mesopotâmia alguns elementos básicos da escrita.
III. A Síria e a Palestina: o alfabeto. O alfabeto constitui-se em uma das grandes invenções da história da humanidade. Sua origem teve lugar no âmbito cultural sírio-palestino, cruzamento das culturas mesopotâmica e egípcia.
IV. Grécia: adoção do alfabeto cananeu. A origem semítica da escrita grega fica provada pela semelhança de forma, valor fonético e a ordem das letras em ambos alfabetos. O alfabeto grego, por sua vez, deu origem a todos os europeus, no Ocidente, por meio do etrusco e do latino; e no Oriente, por meio do cirílico.É correto o que se afirma em:
A) I, apenas.
B) III e IV, apenas.
C) I, II, III e IV.
D) I e II, apenas.
E) II, III e IV, apenas.

Resposta :

Outras perguntas