Ilma Passos Alencastro (2002) propõe construir coletivamente o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola , para isso sugere a seguinte análise da estrutura organizacional da escola:“ Que tipo de gestão está sendo praticada? O que queremos e precisamos mudar na nossa escola? Quais as funções educativas predominantes? Como são vistas a constituição e a distribuição do poder? Quais os fundamentos regimentais?”

Considere as seguintes afirmações sobre o PPP:



I.O que está apresentado no texto é uma proposição que limita a elaboração do Projeto Politico Pedagógico (PPP) à visão da gestão da escola.



II. Ao propor uma caracterização da estrutura organizacional a autora sinaliza para a possibilidade de uma avaliação coletiva sobre toda a estrutura da escola .O que possibilita uma análise mais apurada e pode apontar caminhos para tomar decisões que atendam as necessidades do contexto escolar.



III. A afirmativa pode ser interpretada como uma possibilidade de assumir os princípios constitucionais da legislação vigente e avaliar os pressupostos dos documentos norteadores para a ação docente, buscando adequar à realidade do contexto escolar.



IV. Avaliar a estrutura organizacional significa propor uma mudança na estrutura burocrática da escola.



V. O Projeto Politico Pedagógico (PPP) é construído pelos coordenadores da Secretaria de Educação do Estado .

A partir da proposição dessa autora assinale a alternativa que corresponde a uma interpretação CORRETA do texto apresentado.

Escolha uma:
a.
II e V

b.
III e IV

c.
Apenas a alternativa II

d.
II e III

e.
Apenas I e II

Questão 4
Iza e colaboradores (2014) apontam a dinamicidade que há na construção da identidade docente uma vez que múltiplos fatores estão imbricados na construção identitária do ‘ser-professor’ e estas perpassam pelas seguintes dinâmicas: aprendizagem profissional, ativismo docente e desenvolvimento pessoal. E complementam que “A presença de uma identidade própria para a docência aponta a responsabilidade do professor para a sua função social, emergindo daí a autonomia e o comprometimento com aquilo que faz” (IZA, et all 2014 p.276)



Diante das reflexões destes autores, as considerações apresentadas na aula sobre a BNCC e a BNCC- TCT e as subjetividades que sustentam a implementação das políticas, analise as seguintes afirmações:



I. As decisões pedagógicas preconizadas pela BNCC quanto a indicação “do que os alunos devem ''saber" e sobretudo do que devem ‘’saber fazer” (BRASIL 2018) possibilitam que o professor desenvolva a ação educativa a partir de suas próprias referências institucionais e pedagógicas.



II. Dos fatores que influenciam a construção identitária do ‘ser-professor’, a aprendizagem profissional, ocorre, somente na dinâmica do dia a dia da escola.



III. O desenvolvimento profissional do professor ocorre na medida em que ele procura caminhos para sua autoformação, considerando que é uma atitude pessoal do professor diante do compromisso que assume do ponto de vista individual e coletivo .



IV. A autonomia do professor não pode estar distante do seu compromisso pessoal com o seu papel profissional.



V. Na profissão docente é necessário apenas que o professor cumpra os conteúdos previstos em sua disciplina sem comprometer-se com as questões sociais que acontecem no interior da escola

É correto o que se afirma em:

Escolha uma:
a.
III e IV, apenas

b.
I, II e IV, apenas.

c.
I, III e IV, apenas.

d.
II e III, apenas.

e.
I, II, III e IV.

Resposta :

Outras perguntas