A análise morfométrica de bacias hidrográficas pode ser definida como uma análise quantitativa das interações entre a fisiografia e a sua dinâmica hidrológica que permite um conhecimento da dinâmica fluvial, bem como das relações existentes entre ela e os diversos componentes do meio físico e biótico de uma bacia hidrográfica. Também pode ser entendida como o levantamento de índices numéricos que classificam as redes de drenagem, pode auxiliar nos estudos de erosão, pois possibilita avaliar o grau de energia e a susceptibilidade de ocorrência de processos erosivos e o comportamento da bacia ou microbacia hidrográfica ao longo de sua drenagem.

A respeito da análise morfométrica, assinale a alternativa correta.

Escolha uma:
a.
Pode ser definida como um estudo geográfico das formações e configurações da superfície de uma bacia hidrográfica, expresso em índices comumente organizados em cinco grandes grupos.

b.
Os índices morfométricos são importantes pressupostos para a prevenção de eventos hidrometeorológicos, mas não servem para enchentes e estiagens.

c.
Morfometria não tem nenhuma correlação com a análise morfométrica.

d.
É fundamental para a realização de estudos ambientais. Nela, descrevem-se os parâmetros morfológicos e seus processos, para diagnosticar mudanças que ocorreram no meio somente por meio da interferência das atividades humanas.

e.
Permite o diagnóstico preliminar e o entendimento dos processos decorrentes da dinâmica hidrogeomorfológica.

Resposta :

Outras perguntas