Ao abordarmos as questões relativas à alfabetização, devemos ter claro, qual o entendimento que se tem com relação ao termo. De acordo com Soares, podemos conceituar Alfabetização como sendo: a. Um processo rápido e pouco necessário. b. A capacidade de domínio oral. c. O conjunto de normas das ciências. d. A ação de tornar o indivíduo capaz de ler e escrever. e. A compreensão da escrita.

Resposta :

Resposta:  De acordo com Magda Soares, a alternativa correta é a d. A ação de tornar o indivíduo capaz de ler e escrever.

Explicação:  De acordo com Magda Soares, uma das principais referências na área de Alfabetização no Brasil, a alfabetização é compreendida como o processo de aquisição do código escrito, que inclui as competências e habilidades da leitura e da escrita1. Ela enfatiza que quando se fala em alfabetização, fala-se necessariamente em um processo que envolve uma mecânica de aquisição da linguagem escrita1.

Soares propõe que é importante ter um método para que o aluno adquira as habilidades necessárias para ler e escrever, sabendo quando e onde usar os conhecimentos que adquiriu2. Ela distingue a alfabetização, conhecida como aquisição do sistema padronizado de escrita, da prática de letramento2.

Além disso, Soares argumenta que o processo de alfabetização exige diferentes operações cognitivas e linguísticas da criança. Assim, o uso de apenas um método por educadores se mostra insuficiente3. Ela acredita que os métodos de alfabetização, em geral, privilegiam um ou alguns dos componentes cognitivos e linguísticos dessa aprendizagem, ignorando os demais3.

Portanto, a alfabetização, segundo Soares, é um processo complexo que vai além da simples aquisição de habilidades de leitura e escrita. Envolve uma compreensão mais profunda da linguagem escrita e requer uma abordagem pedagógica que reconheça e trabalhe com essa complexidade.

Outras perguntas