Arte, cultura e miscigenação étnica estão intimamente inter-relacionadas. Leia os dois trechos a seguir.

Trecho 01:

A miscigenação ou mestiçagem consiste na mistura de raças, de povos e de diferentes etnias. Assim, multirraciais ou multiétnicas são as pessoas que não são descendentes de uma única origem. Essas pessoas possuem características de cada uma das raças de que descendem. O Brasil é um exemplo vivo deste cenário peculiar.

Trecho 2:

Uma vez misturadas, as etnias promovem uma mescla também na produção artística, podendo influenciar diretamente na cultura e costumes de vida. A distinção da arte entre diferentes regiões de um país é influenciada por diversos fatores, mas principalmente pelas referências culturais que cada localidade recebe; mas a arte também é a maneira pela qual o artista expressa suas ideias, ou seja, ele se baseia em referências pessoais que o identificam como pertencente a um grupo específico dentro de uma cultura específica.

A miscigenação étnica desempenhou um papel essencial na formação da cultura brasileira, pois

a)
a miscigenação cultural brasileira é um fenômeno recorrente, mas que começou após a chegada dos europeus.

b)
trata-se de um fenômeno estático e uniforme, sem variações significativas ao longo do tempo e entre regiões.

c)
foi um processo que ocorreu de forma pacífica e harmoniosa, sem conflitos ou resistências por parte das diferentes comunidades étnicas.

d)
é um processo heterogêneo, no qual todas as culturas envolvidas se complementaram, mas ainda mantém suas distinções originais.

e)
foi um processo unilateral, no qual os colonizadores europeus impuseram sua cultura sobre demais povos: indígenas e africanos.

Resposta :

Outras perguntas