Na avaliação pela Medicina Tradicional Chinesa (MTC), são identificadas as disfunções energéticas, seja do Qi, do Xue ou de ambos, através da análise baseada nos princípios do Yin/Yang. Além disso, avalia-se a natureza da patologia conforme os Oito Princípios, verificando se é de Superfície ou Interior, Excesso ou Deficiência, Calor ou Frio. Com base nessa análise, estabelece-se o diagnóstico e define-se o Padrão da patologia. Determinar o Padrão da patologia envolve reconhecer a desarmonia fundamental que subjaz às manifestações clínicas observadas (sinais e sintomas apresentados pelo paciente). Essa abordagem permite estabelecer conexões entre os sintomas e a patologia, guiando os princípios de intervenção e tratamento dentro da MTC.

Tomando como referência o Padrão Patológico, analise as afirmativas a seguir:


I. A partir da identificação do Padrão Patológico pode-se identificar a origem, o desenvolvimento e a relação com outros padrões.

II. Após identificar o Padrão da Patologia, se estabelece o que irá ser aplicado ao paciente, se nutrir o Qi do corpo ou expulsar o fator patogênico, seja ele externo ou interno.

III. Todo e qualquer Padrão estabelecido pode ser indicado o uso da MTC, com exceção dos Padrões causados pela Umidade e Secura.

IV. Uma doença pode se manifestar com Padrões Patológicos diferentes e um Padrão pode ser encontrado somente em uma doença.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas:

a)
I e II, apenas.

b)
II e IV, apenas.

c)
I, III e IV, apenas.

d)
II e III, apenas.

e)
I, II, III e IV.

Resposta :

Outras perguntas