A constituição da Psicologia como Ciência independente da Filosofia está associada a um contexto social específico – em especial com a emergência do Sistema disciplinar. Não é incomum que, atualmente, muitos psicólogos sejam convocados a “apagar incêndios”, especialmente em situações de crise que fogem do esperado ou do considerado normal. Foucault evidencia alguns aspectos que compõem o Sistema disciplinar, que ainda pode ser visualizado no presente momento.

Considerando esse aspecto, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:


No Sistema disciplinar, são utilizados diferentes mecanismos de controle do comportamento. Atualmente, sugere-se que as Redes Sociais também possam funcionar como mecanismos de controle do comportamento.


O Sistema disciplinar buscava instituir o controle nos sujeitos ao passo que fosse gradativamente introjetado neles. Não somente a Psicologia surge como uma Ciência para construir padrões e normas com vistas ao controle do ser humano, como também temos a Medicina, no caso brasileiro, a Medicina social brasileira.


Com a Revolução Industrial, instaurou-se a produção de bens de consumo em massa e, com isso, foi introduzida a velocidade sobre o tempo numa tentativa de extrair o máximo de produção no menor tempo possível. Essa lógica produtiva também é percebida, atualmente, em diferentes Organizações.


O Sistema disciplinar busca tornar o exercício do poder diluído a fim de haver menos resistência ao poder. Por exemplo, construir uma Organização de forma hierárquica com diferentes chefes e setores organiza o processo, diluindo o poder em pequenos setores e disseminando-o em diferentes níveis. Empresas com gestão do tipo vertical podem estar organizadas sob esta lógica.


O Sistema disciplinar está relacionado ao Sistema produtivo. No Sistema produtivo, temos processos de trabalho padronizados, garantindo maior produção. Essa lógica padronizada e produtiva influencia também nas relações interpessoais no presente momento, mas não está relacionada às demandas da saúde do trabalhador.

Resposta :

Outras perguntas