O exame de DNA, para fins de identificação pessoal, pode ser considerado um dos maiores avanços do século na área forense. No entanto, a genética forense suscita diversos questionamentos éticos que envolvem diferentes aspectos. Dentre as assertivas a seguir, assinale aquela que NÃO corresponde a um dilema ético envolvendo a utilização de DNA para identificação de pessoas:

a.
a submissão compulsória em exames de paternidade suscita dilemas éticos, já que envolve direitos fundamentais, como a liberdade e a dignidade.

b.
a obtenção de material genético para análises de DNA é muito complexa e difícil, por isso envolve aspectos éticos de respeito à dignidade individual.

c.
a criação de bancos de dados de perfis genéticos para fins criminais gera polêmicas envolvendo a segurança dos dados genéticos armazenados.

d.
um aspecto bioético envolvendo exames de DNA é a possibilidade de erros na técnica, que podem gerar insegurança jurídica.

e.
um dilema ético envolvendo bancos de dados de perfis genéticos para fins criminais é a obrigatoriedade de fornecimento da amostra genética, que colide com o princípio da liberdade.

Resposta :

Resposta:

A resposta correta é: a letra D

obtenção de material genético para análises de DNA é muito complexa e difícil, por isso envolve aspectos éticos de respeito à dignidade individual.

Outras perguntas