A Produtividade Primária Líquida (PPL) do ambiente natural (não antropizado) é definida como a diferença entre a fotossíntese e a respiração autotrófica da vegetação natural, por unidade de tempo e espaço. E também conceituada como a quantidade de energia solar, convertida pelas plantas, em matéria orgânica pela fotossintese. Através do processo de fotossíntese as plantas assimilam carbono da atmosfera, inserindo-o na sua biomassa e liberam parte do mesmo para a atmosfera quando respiram. Assim, a fotossíntese e a respiração são os dois processos mais importantes no ciclo biogeoquímico do carbono e, do balanço entre ambos, deriva a produção dos vegetais e o fluxo de energia nos ecossistemas. A+ Fonte: http://www.cnpt.embrapa.br/biblio/do/p_do100_2.htm. (Fragmento).


A partir das informações acima, avalie as afirmações a seguir:
I- A produtividade primária é limitada por muitos fatores, como a quantidade e qualidade da radiação solar, a disponibilidade de água e nutrientes chaves, como o nitrogênio, condições físicas, principalmente a temperatura.
II- A produtividade secundária realizada por herbívoros é menor que a produtividade primária. A cada etapa da alimentação, a energia é perdida, porque a eficiência na alimentação, consumo e produção são sempre menores que 100%.
III- A Produtividade Primária Liquida (PPL) é considerada a taxa real de produção de nova biomassa disponível para o consumo dos organismos heterotróficos (bactérias, fungos e animais).
É correto o que se afirma em:

A) Ill, apenas.
B) I e ll, apenas.
C) Il e Ill, apenas.
D) 1, Il e III.
E) II, apenas.

Resposta :

Outras perguntas