Leia o texto abaixo:
Conforme Sen (2000), a cidadania, segundo a perspectiva democrática, é formada pelo conjunto de direitos sociais, civis e políticos, que são garantidos pelo Estado a cada cidadão. Para o autor, o instrumento jurídico que estrutura o Estado de direito, as constituições, determina quais são os direitos que compõem a cidadania e quem pode ser considerado cidadão, e, assim, a efetividade da cidadania é verificada a partir da execução real e plena dos direitos que compõem o conceito, segundo o Estado de direito. As democracias, por sua vez, asseguram a igualdade entre todos os cidadãos (HUNTINGTON, 1994). Desse modo, os problemas na efetividade da cidadania podem gerar situações de desigualdade. Considerando, ainda, o padrão de bem-estar social difundido pelas democracias capitalistas protagonistas, como nos apontaram Ianni (1998) e Weffort (1990), o não acesso ou acesso deficiente/restrito dos cidadãos aos itens que favoreçam ou possibilitem o bem-estar social pode ser considerado um problema grave. Da busca pela efetividade universal da cidadania, surge o conceito de justiça social: todos os cidadãos, iguais perante a lei e perante o Estado, devem ter acesso às mesmas possibilidades para o bem-estar social e para a qualidade de vida, o que engloba desde elementos de infraestrutura social, como transporte, educação, saúde e habitação, até manejos mais amplos, como segurança e proteção ambiental (SANTOS, 2002; SEN, 2000).

Diante das exposições acima e seus estudos sobre os temas sociais abrangentes podemos afirmar que:

( I ) a cidadania significa muito mais do que direitos e deveres do cidadão, pois abrange o conjunto de direitos sociais, civis e políticos, portanto, a participação ampla do cidadão na sociedade em que vive dentro de uma perspectiva democrática.

( II ) a justiça social significa que todos devem ter acesso às possibilidades para o bem-estar social, como educação, saúde, habitação, transporte entre outras, independentemente de suas condições sociais, econômicas e físicas.

( III ) No Estado Democrático de Direito a cidadania é comprometida ao colocar privilégios para alguns em detrimento a outros, por isso o Estado se torna Ditador, porém mantém-se a igualdade e a justiça social.

( IV ) A democracia é um sistema ou regime que tem como fundamentos os privilégios para alguns e deveres para outros, por isso causa a desigualdade social.
Assinale a afirmação correta:

Questão:

a) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.

b) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.

c) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.

d) Somente a afirmativa II está correta.

e) Somente as afirmativas I e II estão corretas.

Resposta :

e A,B,C,D,E pode marchar tudo está certo

Outras perguntas