Intervenções com grupos, sendo uma ferramenta importante para o cuidado à população idosa e mostram-se capazes de auxiliar no enfrentamento dos desafios do envelhecimento e na descoberta de suas potencialidades. As atividades em grupo e as oficinas terapêuticas constituem-se em estratégias de promoção da saúde que se contrapõem ao modelo biomédico. Tornaram-se populares e sua efetividade vem sendo reconhecida no meio científico (KLAUSNER; ALEXOPOULOS, 1999).

​KLAUSNER, E. J.; ALEXOPOULOS, G. S. The future of psychosocial treatments for elderly patients. Mental Health & Aging, v. 50, n. 9, p. 1198-1204, 1999.


Sobre a rede de suporte social do idoso, assinale a alternativa que descreve a diferença entre os aspectos formal e informal dessa rede:
Alternativas
Alternativa 1:
A rede informal se refere às relações espontâneas e recíprocas com familiares, amigos e grupos religiosos, enquanto a rede formal inclui os serviços institucionais que atendem às necessidades do idoso.

Alternativa 2:
A rede formal é construída exclusivamente através de relações pessoais duradouras, como família e amigos, enquanto a rede informal é composta por serviços e instituições que oferecem suporte ao idoso.

Alternativa 3:
A rede formal e a rede informal são termos usados para descrever o mesmo tipo de suporte, incluindo tanto as relações pessoais quanto as institucionais que assistem o idoso.

Alternativa 4:
A rede formal diz respeito às conexões que os idosos estabelecem com seus colegas de trabalho ou estudos, e a rede informal se relaciona com os serviços governamentais e não governamentais disponíveis.

Alternativa 5:
A rede informal inclui apenas os serviços médicos e de saúde destinados ao cuidado com idosos, enquanto a rede formal abrange o apoio oferecido por vizinhos e outros membros da comunidade local.

Resposta :

Outras perguntas