Nos estudos atuais, observamos que a leitura não é concebida puramente como um processo de decodificação de palavras escritas sobre um papel. Ela vai além deste, se processando também na linguagem não verbal, já que é possível decifrar códigos, sinais, imagens, gestos, sons; e efetuar, a partir destes, uma "leitura" do seu significado, ou o que eles dizem para quem vê, ouve ou sente. Trata-se da impressão que essas linguagens podem suscitar no receptor. A partir disto, se pode entender a leitura como o significado que a linguagem traz a partir do processo interativo entre os diversos conhecimentos do leitor com relação aos textos com os quais ele tem alguma experiência. Sobre essa e outras concepções de leitura, assinale a alternativa CORRETA:
A) A partir da concepção da leitura como um processo interativo, se considera a experiência de vida do leitor como importante.
B) No que se refere à leitura, Hans Robert Jauss não concebe o texto literário como algo que nasce a partir das práticas sociais.
C) Na perspectiva da estética da recepção, o leitor tem de ser visto como parte que pode ser descartada do texto literário.
D) Segundo as ideias formalistas, os textos literários, para poderem receber significado, necessitam se relacionar com algo externo a eles.

Resposta :

Outras perguntas