MELHOR DE DESCER QUE DE SUBIR
Todos os oráculos têm o falar dobrado, mas entendem-se. Natividade acabou entendendo a cabocla, apesar de lhe não ouvir mais nada; bastou saber que as coisas futuras seriam bonitas, e os filhos grandes e gloriosos para ficar alegre e tirar da bolsa uma nota de cinquenta mil-réis. Era cinco vezes o preço do costume, e valia tanto ou mais que as ricas dádivas de Creso à Pítia. Arrecadou os retratos e os cabelos, e as duas saíram, enquanto a cabocla ia para os fundos à espera de outros. Já havia alguns fregueses à porta, com os números de ordem, e elas desceram rapidamente, escondendo a cara.
Perpétua compartia as alegrias da irmã, as pedras também, o muro do lado do mar, as camisas penduradas às janelas, as cascas de banana no chão. Os mesmos sapatos de um irmão das almas, que ia a dobrar a esquina da Rua da Misericórdia para a de S. José, pareciam rir de alegria, quando realmente gemiam de cansaço. Natividade estava tão fora de si que, ao ouvir-lhe pedir: "Para a missa das almas!" tirou da bolsa uma nota de dois mil-réis, nova em folha, e deitou-a à bacia. A irmã chamou-lhe a atenção para o engano, mas não era engano, era para as almas do purgatório.

Fonte: ASSIS, M. de. Esaú e Jacó. 2.ed. São Paulo: Ediouro, 2001.Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:

I. Natividade tivera uma má notícia do oráculo.
II. A leitura que Natividade fizera do que o oráculo a dissera estava completa em todos os seus significados.
III. A irmã de Natividade achou que a irmã cometia um equívoco por dar uma nota tão alta, não atentando para o estado de alegria de Natividade.

É correto o que se afirma em:
A) II e III, apenas.
B) III, apenas.
C) I, apenas.
D) I e II, apenas.

Resposta :

Outras perguntas