A figura mostra um tabuleiro comumente utilizado em jogos de xadrez. Cada casa do tabuleiro é representada pela coluna e pela linha que ocupa, por meio de duas coordenadas constituídas por uma letra e um número. A casa marcada por um X, por exemplo, possui coordenadas D5. Na casa C4 mostra-se uma peça de xadrez chamada bispo. A partir da casa de onde se encontra, essa peça pode se movimentar apenas ao longo de uma mesma diagonal. Não é permitida a troca de direção (diagonal) em uma mesma jogada. Dessa forma, se um bispo estiver na casa E7, qual será a casa mais distante para a qual ele pode se mover em uma jogada?

Resposta :

Para determinar a casa mais distante para a qual um bispo pode se mover em uma jogada a partir de E7, devemos considerar as diagonais nas quais ele pode se movimentar. Como o bispo pode se mover apenas ao longo de uma mesma diagonal, ele pode se mover ao longo das diagonais que passam por E7, ou seja, as diagonais que vão de E7 para C5, C9, G5 e G9.

Assim, a casa mais distante para a qual o bispo pode se mover em uma jogada a partir de E7 é G9.

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