A Contabilidade Pública é um dos ramos mais complexos da ciência contábil e tem por objetivo captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações orçamentárias, financeiras e patrimoniais das entidades de direito público interno, ou seja, a União, Estados, Distrito Federal e Municípios, por meio de metodologia que se utiliza de contas escrituradas segundo normas específicas que constituem o Sistema Contábil Público (Kohama, 2016). Dessa forma, podemos afirmar que o sistema contábil público se estrutura nos seguintes subsistemas:
A) Subsistema de Planejamento de Dados; Subsistema de Compensação, Subsistema de Variação Patrimonial. B)Subsistema de Informações Orçamentárias; Subsistema de Compensação; Subsistema de Informações Patrimoniais.
C)Subsistema de Informações Orçamentárias; Subsistema de Informações Financeiras e Auditoria.
D) Todas estão corretas.​

Resposta :

Letra B.

Os subsistemas da Contabilidade Pública são:

- Subsistema de Informações Orçamentárias: responsável por captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações orçamentárias das entidades públicas, ou seja, tudo relacionado ao planejamento e execução do orçamento público.

- Subsistema de Compensação: relacionado ao controle e registro das operações que afetam o patrimônio público, como receitas, despesas e resultados financeiros.

- Subsistema de Informações Patrimoniais: responsável por captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais das entidades públicas, ou seja, tudo relacionado aos bens, direitos e obrigações do setor público.

Outras perguntas