A eficaz gestão do conhecimento requer uma abordagem equilibrada entre os tipos de conhecimento, reconhecendo as vantagens de cada um e facilitando sua interação. O ciclo da gestão do conhecimento não apenas torna o conhecimento acessível, mas também fomenta a cultura de aprendizado constante, alavancando os ativos intelectuais da organização.
O processo de criação do conhecimento organizacional, segundo Nonaka e Takeuchi (2008), envolve quatro modos de conversão do conhecimento, que acontecem em um ciclo dinâmico: externalização, combinação, internalização e socialização.


Fonte: BIAZON, Victor Vinicius. Estudo Contemporâneo e Transversal: Gestão do Conhecimento. Florianópolis, SC: Arqué, 2024 (adaptado).


Considerando os estudos da disciplina e as informações do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


I. Na fase da internalização, o conhecimento explícito é absorvido pelos indivíduos, isto é, é integrado ao seu conhecimento tácito pessoal através da vivência e da prática.


PORQUE


II. Na externalização, o conhecimento explícito é convertido em conhecimento tácito através da expressão em formas tangíveis, como analogias e hipóteses.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.

Resposta :

Outras perguntas