Os modos de conversão fazem parte dos estudos e trabalhos voltados para a área de Gestão do Conhecimento. Os principais responsáveis pela criação deste conceito, que também pode ser chamado de Espiral do Conhecimento, são os professores Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeuchi, que falaram bastante sobre o tema em seu livro “The Knowledge-Creating Company”.
Esta teoria, que também é conhecida como modelo SECI, apresenta, basicamente, o resultado da interação que acontece entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito.
Assim, é possível dizer que existem quatro modos diferentes de conversão do conhecimento que são: externalização, combinação, internalização e socialização.

Considerando os estudos da disciplina e as informações do texto acima, avalie as afirmações a seguir:


I. Socialização: de conhecimento tácito para tácito, esse processo ocorre através de interações sociais, debates e compartilhamento de vivências.

II. Externalização: do conhecimento explícito para o tácito, durante esta fase, o conhecimento explícito é internalizado pelos indivíduos, ou seja, é assimilado em seu repertório de conhecimento tácito pessoal por meio de prática e vivência.

III. Combinação: conhecimento explícito em explícito, nesta etapa são combinados distintos conjuntos de conhecimento explícito com o intuito de gerar novos conhecimentos. Tal processo pode englobar a integração de dados, informações ou conceitos já existentes.



É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
II, apenas.

Alternativa 3:
I e III, apenas.

Alternativa 4:
II e III, apenas.

Alternativa 5:
I, II e III.

Resposta :

Outras perguntas