blue94
Respondido

alguém consegue explicar junto com as contas?

2. (Fuvest) Duas esferas A e B ligadas por um fio inextensível de massa e volume desprezíveis encontram-se em equilíbrio, imersas na água contida num recipiente, conforme ilustra a figura adiante. A esfera A possui volume de 20cm¤ e densidade igual a 5,0g/cm¤. A esfera B possui massa de 120g e densidade igual a 0,60 g/cm¤. Sendo de 1,0g/cm¤ a densidade da água, determine:
a) o empuxo sobre a esfera B.
b) a tração no fio que liga as esferas.​

Resposta :

Resposta:

Vamos calcular:

a) Para encontrar o empuxo sobre a esfera B, usamos o princípio de Arquimedes. O empuxo sobre um objeto imerso em um fluido é igual ao peso do fluido deslocado pelo objeto. Como a esfera B está imersa na água, o empuxo sobre ela será igual ao peso da água que ela desloca.

A densidade da água é ( 1,0,g/cm^3 ). A esfera B possui um volume de ( 200,cm^3 ) (calculado a partir da densidade e da massa fornecida).

Portanto, o empuxo sobre a esfera B é de (200,g).

b) Para encontrar a tração no fio que liga as esferas, usamos o conceito de equilíbrio. As esferas estão em equilíbrio, então a força peso da esfera A deve ser igual à força peso da esfera B mais o empuxo sobre a esfera B.

O peso da esfera A é de (980,g) (calculado a partir da densidade e do volume fornecidos).

O peso da esfera B é de (1176,g) (calculado a partir da densidade e do volume fornecidos).

Adicionamos o empuxo sobre a esfera B ao peso da esfera B para obter a força resultante na esfera B, que é igual à tração no fio.

Então, a tração no fio que liga as esferas é de (1376,g).

Outras perguntas