O Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), mais conhecimento como Banco Mundial, passou a se destacar na área de Gestão do Conhecimento (GC) devido à rapidez com que se transformou em um “Banco de Conhecimento” em apenas quatro anos. O que motivou a transformação foi o desafio de atender mais rapidamente e melhor as consultas recebidas de instituições de todo o mundo. Para alcançar este objetivo, era necessário mobilizar o conhecimento coletivo disponível na instituição. Além disso, o Bird precisava resolver problemas como a existência de múltiplas bases de dados e repositórios, diferentes ferramentas e sistemas de Tecnologia da Informação (TI), informação inconsistente e gestão deficiente de documentos.
Diante desse cenário, um dos funcionários do Banco, Stephen Denning, propôs contar uma história como trampolim para que as pessoas passassem a ter um conhecimento intuitivo de Gestão de Conhecimento. Denning usou a seguinte história:
“Um profissional da área de saúde na Zâmbia precisava de um preparado anti-malária usando apenas os materiais que ele dispunha naquele país. Ele postou sua demanda no site do Banco Mundial e recebeu uma solução prática em menos de 48 horas.”
Denning foi capaz de mobilizar a experiência coletiva, o conhecimento especializado e o know-how da organização e responder ao profissional do país africano usando a melhor resposta disponível em um tempo satisfatório. A partir daí o Bird se transformou em um “Banco de Conhecimento”, ao estabelecer como objetivo estratégico “colocar o conhecimento no centro das atividades da instituição”.
Referência: DALKIR, Kimiz. Knowledge management: Theory and practice, 2ª edição. Cambridge,: The MIT Press, 2011. (adaptação do autor)
Dentre os elementos da estratégia do Bird, avalie as afirmações a seguir.

Pessoas. Colocar o foco nos trabalhadores do conhecimento e em como conectar esses profissionais por meio de comunidades de prática (COPs).
Prestação de contas. Definir papéis e responsabilidades claras para os gerentes e coordenadores de Gestão de Conhecimento.
Tecnologia. Sistema para captar e organizar o conhecimento para todas as partes interessadas do Banco.
Cultura. Promover a mudança da cultura organizacional do individualismo para a colaboração (baseada no trabalho em equipe e no compartilhamento do conhecimento).
Processo. Sensibilizar de maneira contínua os profissionais da organização sobre a importância da Gestão do Conhecimento.
É correto afirmar que estão envolvidos nos processos de comunicação quais elementos

Resposta :

Outras perguntas