É comum que as escolas celebrem datas comemorativas, organizando desfiles, teatros, musicais e afins. Acredita-se, dessa forma, que o ensino de história está se apropriando das diferentes linguagens e promovendo experiências enriquecedoras aos seus estudantes, quando, na verdade, está canonizando verdades e naturalizando narrativas.
Sobre isso, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os eventos promovidos pelas escolas não têm significado, pois rememoram os fatos históricos de maneira descontextualizada.
PORQUE
II. São eventos que abordam a multiplicidade e a complexidade dos fatos históricos que estão sendo celebrados.
Com base na análise das asserções anteriores, conclui-se que:
A) a primeira asserção é falsa, e a segunda asserção é verdadeira;
B) ambas as asserções são falsas.
C) as duas asserções são verdadeiras, e a segunda justifica corretamente a primeira;
D) as duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não justifica corretamente a primeira;
E) a primeira asserção é verdadeira, e a segunda asserção é falsa; (CORRETA)

Resposta :

Resposta:

e a d olha demorou passei uma semana e não piguei da internet

Explicação:

A análise das asserções apresentadas sugere que há uma crítica à forma como os eventos escolares celebram fatos históricos, muitas vezes de maneira simplificada e sem aprofundamento crítico. Vamos analisar cada uma:

I. A primeira asserção afirma que os eventos promovidos pelas escolas não têm significado porque rememoram os fatos históricos de maneira descontextualizada. Isso sugere que, embora os eventos possam ser bem-intencionados, eles podem não capturar a complexidade dos eventos históricos que estão tentando representar.

II. A segunda asserção diz que esses eventos abordam a multiplicidade e a complexidade dos fatos históricos. Isso parece contradizer a primeira asserção, pois implica que os eventos são, de fato, abrangentes e detalhados.

Analisando a relação proposta entre elas, a segunda asserção não justifica a primeira, pois elas apresentam pontos de vista opostos sobre a eficácia dos eventos escolares em representar a história. Portanto, a conclusão correta seria:

D) as duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não justifica corretamente a primeira;

Essa opção reconhece que ambos os pontos podem ser verdadeiros em diferentes contextos: eventos escolares podem às vezes ser descontextualizados, mas também podem esforçar-se para abordar a complexidade dos fatos históricos. No entanto, a segunda asserção não serve como justificativa para a primeira.

Outras perguntas