No Brasil, as ações de estudo e construção de Paulo Freire foram capazes de mostrar como a comunidade escolar pode trilhar caminhos partindo de seus próprios problemas. Isso posto, em uma época que os analfabetos não podiam votar e não tinham acesso aos programas de educação formal oferecidos pelos sistemas de ensino. No entanto, as palavras geradoras lançadas pelos estudantes durante as aulas eram ponto de partida para discussões que convergiam o texto em assuntos pertinentes, oriundos das problemáticas enfrentadas pela comunidade. No sentido de ação social possível de caminho (currículo) da educação não formal, o que pode desvelar a reflexão apresentada no texto exposto?
A) Que os oprimidos, apesar das necessidades que enfrentam, são capazes de construir um caminho de estudo que ajude a resolver seus problemas.
B) Que é um equívoco o pensamento sobre autonomia, uma vez que, a sociedade deve ser composta em camadas, como sempre foi.
C) Que os professores formados em boas universidades não atrapalham a aplicação de currículos prescritos, que são a base para caminhos de boa formação.
D) Que apesar da pouca necessidade social, o governo deve oferecer o caminho para a construção de currículos escolares.

Resposta :

Outras perguntas