A estrutura do grafeno é constituída por uma rede de carbonos ligados em hexágonos. O núcleo do carbono é composto por 6 prótons e 6 nêutrons. Já os 6 elétrons do átomo estão distribuídos em duas camadas. Na camada de valência há 4 elétrons, sendo que essa camada comporta até 8. Por isso, para o carbono adquirir estabilidade, deve fazer 4 ligações e atingir a configuração eletrônica de um gás nobre, conforme enuncia a regra do octeto. Os átomos no grafeno se ligam por ligações covalentes, ou seja, há o compartilhamento de elétrons. As ligações carbono-carbonos são as mais fortes encontradas na natureza e cada carbono se une a outros 3 na estrutura. Por isso, a hibridação do átomo é sp2, que corresponde a 2 ligações simples e uma dupla.
A hibridização do carbono está relacionada ao conceito de misturar orbitas, durante as ligações químicas, ou seja, é por meio da hibridização que são formadas as ligações. Sobre o termo hibridização de átomos de carbonos, assinale o que correto.

1:Carbonos hibridizados sp3, são aqueles que estão fazendo apenas ligações simples, independente do elemento que esteja ao seu lado.

2:A classificação de carbonos que são hibridizados sp, está relacionado com o fato de o ferro fazer uma ligação.

3:Hibridização classificada como sp2, está diretamente relacionada com átomos de hidrogênio.

4:Esse processo, de hibridização, não consegue explicar a formação das ligações químicas.

5:Carbonos classificados como sp3, são aqueles que apresenta três ligações triplas ao longo da cadeia carbônica.

Resposta :

Outras perguntas