No Brasil, com a criação da Lei de Responsabilidade Fiscal-LRF (Brasil, 2000), que disciplina atos administrativos, e o Estatuto da Cidade (Brasil, 2001), que regulamenta instrumentos de desenvolvimento urbano, os municípios passaram a se preocupar mais com o seu sistema cadastral. Assim, tem se tornado cada vez mais necessário aos órgãos administrativos das cidades fazer um mapeamento de toda sua área urbana, o que envolve o levantamento de dados descritivos e geográficos e uma avaliação detalhada dos imóveis, com a finalidade de estabelecer uma base para a cobrança justa de impostos. Na tributação imobiliária urbana essa base é, normalmente, uma Planta de Valores Genéricos - PVG. MALAMAN, C. S.; AMORIM, A. Método para determinação de valores na avaliação imobiliária: comparação entre o modelo de regressão linear e lógica fuzzy. Boletim de Ciências Geodésicas, v. 23, n. 1, p. 87-100, 2017. Considerando as informações apresentadas e os conteúdos abordados na disciplina, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. A inscrição do Corretor de Imóveis no Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários é obrigatória. PORQUE II. O objetivo do CNAI é manter um cadastro dos profissionais que buscam aperfeiçoamento por meio de um curso de avaliação específico ou concluíram um curso superior em entidade educacional devidamente credenciada pelo COFECI. A respeito das asserções, assinale a opção correta: Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são proposições falsas. Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras e complementares. Alternativa 3: A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. Alternativa 4: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. Alternativa 5: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas não apresentam relação.

Resposta :

Resposta:

A respeito das asserções, a alternativa correta é:

Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras e complementares.

**Justificativa:**

- A asserção I é verdadeira: A inscrição do Corretor de Imóveis no Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários (CNAI) é obrigatória para que ele possa realizar avaliações imobiliárias de forma oficial.

- A asserção II é verdadeira: O objetivo do CNAI é manter um cadastro dos profissionais que buscam aperfeiçoamento por meio de um curso de avaliação específico ou concluíram um curso superior em entidade educacional devidamente credenciada pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI).

Essas asserções são complementares porque a obrigatoriedade mencionada na asserção I é justificada pelo objetivo descrito na asserção II, que é garantir que os corretores de imóveis tenham a qualificação necessária para realizar avaliações imobiliárias.

Outras perguntas