“O pensador, matemático e filosofo Renê Descartes (1596-1650) é considerado o expoente principal do racionalismo, ficou conhecido pela sua celebre frase ‘penso logo existo’. O racionalismo enfatiza a razão como fator preponderante para o conhecimento, esse modelo de pensamento também é conhecido como racionalismo cartesiano, o propósito inicial de Descartes era encontrar um método tão seguro que o conduzisse à verdade indubitável.”
Fonte: ARANHA, M. L. de A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando introdução à filosofia. São Paulo: Editora Moderna, 2016.
Avalie o texto e assinale a resposta correta quanto ao conceito de racionalismo:
Opções de pergunta:
Para o racionalismo, "a razão é a fonte capital de todo o conhecimento", ou seja, o conhecimento humano é motivado e justificado apenas pelo intelecto. O método cartesiano tem sua inspiração no modelo da matemática, pois o conhecimento da matemática é inteiramente dominado pela inteligência, não deixando margem para a emoção.
O racionalismo como a própria palavra indica se caracteriza pela revalorização da cultura greco-romana, se caracteriza também pelo humanismo e individualismo, principalmente nas artes, na literatura e na filosofia.
O racionalismo é considerado uma corrente filosófica que busca interpretar a realidade em termos dos seus efeitos práticos. Quando pensamos na etimologia, ou seja, no significado da palavra racionalismo, sabemos que vem do grego prágma, "ato", "ação"; do qual deriva pragmatikós, "relativo aos fatos," na linguagem comum, racionalismo é o que é suscetível de aplicação prática, o que visa ao útil.
O racionalismo é a corrente filosófica que afirma que a experiencia é a fonte primeira para o conhecimento, ou seja, é a doutrina ou teoria do conhecimento segundo a qual todo conhecimento humano deriva, direta ou indiretamente, da experiência sensível externa ou interna.
Para o racionalismo, não se pode negar a razão, tão pouco as experiencias, pois é justamente a associação das duas correntes que propicia a possibilidade de conhecimento. Para Kant, o conhecimento humano é constituído pela experiência, algo que é externo ao sujeito e pela razão, não depende diretamente da experiência, é algo interno.

Resposta :

Outras perguntas