4) Para que a escola se torne um ambiente que estimule os alunos a melhorar seu desempenho, pautada no ensino de competências socioemocionais, atribuímos centralidade ao papel do professor, visto que este é o profissional responsável pelo desenvolvimento do trabalho em sala de aula, no entanto, devemos ressaltar que ele não pode ser o único responsável por tal empreendimento. "[...] o trabalho pedagógico com vistas ao desenvolvimento socioemocional não deve ser considerado como 'mais uma tarefa do professor', mas sim como um caminho para melhorar as relações interpessoais na sala de aula e construir um clima favorável à aprendizagem. (ABED, 2014, p. 122)" ABED, A. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. São Paulo: UNESCO/MEC, 2014. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir: I. O trabalho efetivo com as competências socioemocionais não pode ser tido como mais uma tarefa ou exigência dentro do já exaustivo trabalho do professor, e sim como um facilitador no desenvolvimento das aprendizagens com vistas à formação dos alunos. II. Uma vez elucidadas a necessidade de compartilhamento de responsabilidades entre as distintas instâncias responsáveis pela educação e de disponibilidade desse profissional para desenvolver o trabalho, retomamos a centralidade do papel do professor como principal agente da transformação dentro de sala de aula. III. A transformação inicia-se, neste caso, no próprio fazer deste professor que acrescenta à sua prática o desenvolvimento das habilidades socioemocionais. IV. Assim, tem como ponto primordial a transformação, por parte dos professores, de seu fazer cotidiano, mudança essa que necessita de embasamento a fim de instrumentalizar esses profissionais, o que nos indica a necessidade de formação, visto que não há mudanças de práticas sem a adequada instrumentalização teórica. Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em: Alternativas: a) II, III e IV, apenas. b) I, III e IV, apenas. c) I, II e III, apenas. d) I, II e IV, apenas. e) I, II, III e IV.​

Resposta :

Resposta: e) I, II, III e IV.

Explicação: I. O trabalho efetivo com as competências socioemocionais não pode ser tido como mais uma tarefa ou exigência dentro do já exaustivo trabalho do professor, e sim como um facilitador no desenvolvimento das aprendizagens com vistas à formação dos alunos.

Esta afirmativa está alinhada com o texto fornecido, que destaca a importância de não sobrecarregar o professor, mas sim integrar as competências socioemocionais como facilitadoras da aprendizagem. Correta.

II. Uma vez elucidadas a necessidade de compartilhamento de responsabilidades entre as distintas instâncias responsáveis pela educação e de disponibilidade desse profissional para desenvolver o trabalho, retomamos a centralidade do papel do professor como principal agente da transformação dentro de sala de aula.

Também está de acordo com o texto, que menciona o papel central do professor na implementação dessas práticas, mesmo que haja um compartilhamento de responsabilidades. Correta.

III. A transformação inicia-se, neste caso, no próprio fazer deste professor que acrescenta à sua prática o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.

Esta afirmativa ressalta a importância do papel ativo do professor na transformação da prática pedagógica ao incorporar as competências socioemocionais. Correta.

IV. Assim, tem como ponto primordial a transformação, por parte dos professores, de seu fazer cotidiano, mudança essa que necessita de embasamento a fim de instrumentalizar esses profissionais, o que nos indica a necessidade de formação, visto que não há mudanças de práticas sem a adequada instrumentalização teórica.

Esta afirmativa enfatiza a necessidade de formação e embasamento teórico para os professores implementarem efetivamente as competências socioemocionais. Está de acordo com o texto. Correta.

Outras perguntas