Os indicadores de estrutura patrimonial avaliam a situação de solvência de longo prazo da organização. Para analisá-los, é importante entender sobre a estrutura de capital ou estrutura patrimonial da empresa. A proporção entre capital próprio e de terceiros sempre tem uma ralação ideal, a depender da realidade de cada empresa. O equilíbrio ideal precisa ser encontrado sem pôr o funcionamento da empresa em risco, caso ocorra uma diminuição de lucro operacional.Baseado nos indicadores de estrutura patrimonial, assinale a alternativa INCORRETA: A) O equilíbrio ideal é haver menos gastos com a estruturação de capital, sem pôr a permanência da empresa em risco. B) Demonstra o grau de independência da empresa em relação aos recursos de terceiros. C) Será medido como a estrutura de capital da empresa está dividida entre capital de terceiros e próprio. D) Relaciona as fontes de financiamento próprio e de terceiros.

Resposta :

Para analisar a situação de solvência de longo prazo de uma organização, os indicadores de estrutura patrimonial são fundamentais. Eles avaliam como a empresa está financiada, considerando a proporção entre capital próprio e de terceiros. Vamos analisar cada alternativa proposta e determinar qual delas está incorreta:

A) O equilíbrio ideal é haver menos gastos com a estruturação de capital, sem pôr a permanência da empresa em risco.

B) Demonstra o grau de independência da empresa em relação aos recursos de terceiros.

C) Será medido como a estrutura de capital da empresa está dividida entre capital de terceiros e próprio.

D) Relaciona as fontes de financiamento próprio e de terceiros.

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar qual está incorreta:

- Alternativa A: Embora a frase "menos gastos com a estruturação de capital" possa ser interpretada de várias maneiras, a essência da alternativa está correta. A empresa deve buscar um equilíbrio em sua estrutura de capital para minimizar custos sem comprometer a sua sustentabilidade e operação.

- Alternativa B: Está correta, pois um dos indicadores de estrutura patrimonial é justamente o grau de independência financeira da empresa, mostrando quanto ela depende de recursos de terceiros.

- Alternativa C: Está correta, pois mede exatamente como o capital da empresa está dividido entre capital próprio e de terceiros, refletindo a estrutura de capital.

- Alternativa D: Está correta, pois a análise da estrutura de capital envolve a relação entre as fontes de financiamento próprio (capital próprio) e de terceiros (capital de terceiros).

Reanalisando todas as alternativas, é possível perceber que todas apresentam conceitos corretos sobre os indicadores de estrutura patrimonial. No entanto, se formos interpretar mais criticamente:

A alternativa A pode ser vista como a mais incorreta, porque a expressão "menos gastos com a estruturação de capital" é vaga e pode não ser precisa o suficiente no contexto de indicadores de estrutura patrimonial. O foco principal dos indicadores de estrutura patrimonial não é necessariamente a minimização dos gastos com a estruturação de capital, mas sim o equilíbrio entre o capital próprio e o capital de terceiros para garantir a solvência e a estabilidade financeira da empresa.

Portanto, a alternativa INCORRETA é:

A) O equilíbrio ideal é haver menos gastos com a estruturação de capital, sem pôr a permanência da empresa em risco.

Outras perguntas