Não dirigido por padrões culturais, o comportamento do homem seria virtualmente ingovernável, um simples caos de atos, sem sentido e de explosões emocionais, e sua experiência não teria praticamente qualquer forma. A cultura, a totalidade acumulada, de tais padrões, não é apenas um ornamento da existência humana, mas uma condição essencial para ela - a principal base de sua especificidade. (GERTZ, Cliford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978,p.32).
I. A cultura é um complexo simbólico que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, o direito, os costumes e qualquer hábito que os homens adquiram por fazerem parte de um grupo social.
II. Todo agrupamento humano é produtor de cultura, caso contrário, não seríamos seres sociais. Por esse motivo, a cultura é um universo bastante dinâmico, que sofre alterações ao longo do tempo.
III. A cultura prescinde das formas de mediação simbólica que temos para nos relacionarmos com os outros e com o mundo natural ao nosso redor, pois a interação entre homens e mulheres ocorre de forma independente do elemento cultural.
É CORRETO apenas o que se afirma em

Resposta :

Outras perguntas