Um decreto publicado nesta segunda-feira (1º), pela prefeitura de Florianópolis, cria novas regras e horários para a região mais “festiva” do centro de Florianópolis. É a região do centro leste, que contempla ruas onde ficam alguns dos estabelecimentos mais badalados da Capital catarinenses. De segunda à quinta-feira, eles podem funcionar das 7h à 0h, com som externo somente até as 22h. Nas sextas, nos sábados, nas vésperas de feriados e nos feriados, o funcionamento será entre 7 e 2h, com som externo até 22h e interno até meia-noite. No domingo, o funcionamento fica entre 10 e 0h. O som interno vai até 0h e o som externo até 20h. O decreto, também, delimita a região do centro leste: a área compreendida no polígono formado entre a Avenida Hercílio Luz (no trecho entre a Rua José Jacques e a Avenida Paulo Fontes), Avenida Paulo Fontes (no trecho entre a Avenida Hercílio Luz e a Praça Fernando Machado), Praça Fernando Machado, Praça XV de Novembro, Rua Arcipreste Paiva (no trecho entre a Praça XV de Novembro e a Rua Santos Dumont), Rua Santos Dumont (no trecho entre a Rua Arcipreste Paiva e Rua José Jaques) e a Rua José Jaques (no trecho entre a Rua Santos Dumont e a Avenida Hercílio Luz), incluídos ambos os lados das vias e praças que formam o limite do polígono (SILVA, 2024).

SILVA, Â. Florianópolis decreta regras e horários para bares em região badalada do centro. NSC Total, 2 abr. 2024. . Acesso em: 23 abr. 2024.

​Segundo a notícia e sabendo dos conceitos fundamentais da Geografia, indique a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
O decreto muda a paisagem do local, pois impede a circulação de pessoas em determinados horários.

Alternativa 2:
O decreto não muda o espaço geográfico, pois somente atua nas leis, não interferindo na materialidade.

Alternativa 3:
A medida legislativa dá novas funções à região, deixando de ser uma região comercial e passando para residencial.

Alternativa 4:
A prefeitura busca mudar o local de confraternização dos citadinos, da região do centro leste para outras, configurando-se, assim, um processo de reterritorialização.

Alternativa 5:
Por meio do decreto, a prefeitura interfere nos usos do território, porque restringe os horários de comércio e, portanto, a circulação e a reprodução cultural de variados grupos.

Resposta :

Resposta:

A alternativa correta com base nesta notícia, é: Alternativa 5:

Por meio do decreto, a prefeitura interfere nos usos do território, porque restringe os horários de comércio e, portanto, a circulação e a reprodução cultural de variados grupos.

Essa alternativa é a mais adequada, pois o decreto estabelece novas regras e horários para o funcionamento dos estabelecimentos na região do centro leste de Florianópolis, afetando diretamente a maneira como o espaço é utilizado e a dinâmica social e cultural da área.

Espero ter ajudado, bons estudos!

Outras perguntas