No passado, as vítimas que sofreram algum tipo de trauma recebiam o mesmo tratamento do que os outros pacientes com problemas de saúde clínicos, entretanto, na atualidade, seguimos o protocolo de atendimento segundo o Colégio Americano de Cirurgiões e, durante a avaliação primária da vítima, seguimos cinco passos (A, B, C, D, E) para o manejo da vítima traumatizada. Na letra “E” temos a abordagem que envolve a exposição da vítima e controle da temperatura, desta forma, leia as assertivas a seguir e identifique as verdadeiras.



I- Durante a remoção das roupas a vítima, o socorrista deverá solicitar a vítima para que ela possa levantar o quadril ou virar para os lados a fim de facilitar a remoção das suas vestimentas.

II- O socorrista deverá prevenir que a vítima entre em hipotermia, desta maneira, torna-se importante não expor a vítima à ambientes frios e molhados por muito tempo, sempre a aquecendo com cobertores ou manta térmica.

III- O comprometimento do centro termorregulador; a intoxicação por álcool ou drogas; a hipoglicemia e a infusão de líquidos não aquecidos são condições que podem levar a perda de calor na vítima.



Após identificar as assertivas verdadeiras, encontre a alternativa que contém a resposta correta.




III, apenas.


I e III, apenas.


I, II e III, apenas.


II e III, apenas.


I, apenas.

Resposta :

Alternativa correta letra c)
I,II E III APENAS !

I- Durante a remoção das roupas da vítima, solicitar que ela levante o quadril ou vire para os lados facilita a remoção das vestimentas, permitindo uma avaliação mais rápida e eficaz.

II- Evitar que a vítima entre em hipotermia é crucial, especialmente evitando exposição prolongada a ambientes frios e molhados, e mantendo-a aquecida com cobertores ou mantas térmicas durante o atendimento.

III- Condições como comprometimento do centro termorregulador, intoxicação por álcool ou drogas, hipoglicemia e infusão de líquidos não aquecidos podem aumentar a perda de calor na vítima, sendo importante considerá-las durante o manejo da temperatura corporal.

Outras perguntas