QUESTÃO 1
O conceito de ação social de Max Weber é a ação que é orientada pelo comportamento de outros indivíduos e pelo significado que eles atribuem a essa ação. Ele acreditava que as pessoas não são apenas movidas por forças externas ou biológicas, mas que agem com base em suas próprias interpretações do mundo e dos outros ao seu redor. Isso significa que a ação social é influenciada pelo contexto social e cultural em que ocorre.

Fonte: UEBEL, Roberto Rodolfo Georg. Sociologia Geral e da Comunicação. Maringá-PR: Unicesumar, 2022.


Conforme o texto sugere, o seu conceito de ação social acabou sendo fundamental para que se entenda o sistema capitalista e como as pessoas, nações e o mundo se relacionam a partir de princípios que deveriam, segundo o sociólogo alemão, sustentar-se na ética e seus preceitos. Dessa maneira, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
Weber não realizou questionamentos a partir da observação das relações sociais e econômicas, no âmbito da sociedade.

Alternativa 2:
Weber não considera que os ensinamentos que o mestre transmite aos seus discípulos seja considerado um objeto da sociologia a ser estudado.

Alternativa 3:
É uma ação social, por exemplo, aquela em que uma pessoa contempla uma paisagem ou o choque casual entre dois atletas que disputam uma prova de atletismo.

Alternativa 4:
A ética não é fundamental nos dias de hoje nas plataformas de comunicação e no nosso dia a dia. Um profissional da publicidade, por exemplo, não necessita de princípios éticos em sua área.

Alternativa 5:
Não é ação social aquela que não é orientada por uma perspectiva de comunicação ou influência sobre o outro, ou seja, que não tenha um sentido compartilhado com outro indivíduo no momento da ação.

Resposta :

Outras perguntas