Resposta :

Livre-arbítrio parece significar que o homem pode fazer o que quer, pelo simples desejo de fazer, sem precisar de maiores razões ou de dar explicações a quem quer que seja.

 Na filosofia é notório que Sartre, um “existencialista ateu”, não aceita totalmente a teoria determinista, corrente filosófica que defende que a liberdade é uma ilusão incompatível com um mundo regido por leis, mas sim o determinismo moderado, que nos diz que apesar de existirem algumas condicionantes o homem é livre de escolher determinadas ações.

O determinismo foi criado por Charles Darwin, quando ele publicou sobre "A origem das espécies", dizendo que o meio justifica como será a vida do indivíduo. Logo, essa tese vem acontecendo muito ultimamente, pois observa-se que pessoas que nascem em locais periféricos tem menor chances a um que nace em centros metropolitanos.

Portanto, para ser livre no determinismo é muito difícil, pois é preciso mostrar seu real valor, não deixando que as pessoas julguem ou interrompam sua escolha, basta querer, já que nada é impossível, só que para conquistar a vitória é preciso muita determinação.

Outras perguntas